Declaração de Ética e Imperícia da Publicação
O AI Ethics Journal (AIEJ) e sua editora, a AI Robotics Ethics Society (ARES), seguem o Código de Conduta COPE e as Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos e o Código de Conduta para Editores de Periódicos.
Deveres dos Editores
Fair play e independência editorial
Os editores avaliam os manuscritos enviados exclusivamente com base em seu mérito acadêmico (importância, originalidade, validade do estudo, clareza) e sua relevância para o escopo da revista, sem considerar raça, sexo, orientação sexual, origem étnica, cidadania, crença religiosa dos autores, filosofia política ou filiação institucional. As decisões de editar e publicar não são determinadas pelas políticas de governos ou quaisquer outras agências, ou pelos patrocinadores desta revista. O Editor-Chefe tem total autoridade sobre todo o conteúdo editorial da revista e o momento de publicação desse conteúdo.
Confidencialidade
Os editores e a equipe editorial não divulgarão nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém além do autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
Divulgação e conflitos de interesse
Editores e membros do conselho editorial não usarão informações não publicadas divulgadas em um manuscrito enviado para seus próprios fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou ideias obtidas pelos editores como resultado do manuseio do manuscrito serão mantidas em sigilo e não serão usadas para vantagem pessoal. Os editores se recusarão a considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações/conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos artigos; em vez disso, eles pedirão a outro membro do conselho editorial que cuide do manuscrito.
Decisões de publicação
Os editores garantem que todos os manuscritos enviados para publicação sejam submetidos à revisão por pares de pelo menos dois revisores especialistas na área. O Editor-Chefe é responsável por decidir qual dos manuscritos submetidos à revista será publicado, com base na validação do trabalho em questão, sua importância para os pesquisadores e leitores, os comentários dos revisores e os requisitos legais atualmente em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. O Editor-Chefe pode consultar outros editores ou revisores para tomar essa decisão.
Envolvimento e cooperação em investigações
Os editores (em conjunto com o editor e/ou a sociedade) tomarão medidas adequadas quando questões éticas forem levantadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado. Cada ato relatado de comportamento de publicação antiético será investigado, mesmo que seja descoberto anos após a publicação. Os editores do AIEJ seguem os Fluxogramas COPE ao lidar com casos de suspeita de má conduta. Se, na investigação, a preocupação ética for bem fundamentada, uma correção, retratação, manifestação de preocupação ou outra nota que possa ser relevante será publicada na revista.
Deveres dos Revisores
Contribuição para decisões editoriais
A revisão por pares auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais com os autores, pode ajudar os autores a melhorar seus manuscritos. A revisão por pares é um componente essencial da comunicação acadêmica formal e está no cerne do esforço científico. O AIEJ compartilha a opinião de muitos de que todos os estudiosos que desejam contribuir para o processo científico têm a obrigação de fazer uma parte justa da revisão.
Prontidão
Qualquer parecerista convidado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para revisar para que revisores alternativos possam ser contatados.
Confidencialidade
Quaisquer manuscritos recebidos para revisão são documentos confidenciais e devem ser tratados como tal; eles não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto se autorizados pelo Editor-Chefe (que só o faria em circunstâncias excepcionais e específicas). Isso também se aplica a revisores convidados que recusam o convite de revisão.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações formuladas de forma clara com argumentos de apoio para que os autores possam usá-las para melhorar o manuscrito. Críticas pessoais aos autores são inapropriadas.
Revisão de fontes
Os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer declaração que seja uma observação, derivação ou argumento que tenha sido relatado em publicações anteriores deve ser acompanhada da respectiva citação. Um revisor também deve notificar os editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro manuscrito (publicado ou não publicado) do qual tenha conhecimento pessoal.
Divulgação e conflitos de interesse
Qualquer parecerista convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao manuscrito e ao trabalho nele descrito deve notificar imediatamente os editores para declarar seus conflitos de interesse e recusar o convite para revisão para que revisores alternativos possam ser contatados.
O material não publicado divulgado em um manuscrito submetido não deve ser usado na própria pesquisa de um revisor sem o consentimento expresso por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não usadas para vantagem pessoal do revisor. Isso também se aplica a revisores convidados que recusam o convite de revisão.
Deveres dos Autores
Padrões Informativos
Os autores de pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado e dos resultados, seguido de uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho. O manuscrito deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros repliquem o trabalho. Artigos de revisão bibliográfica devem ser precisos, objetivos e abrangentes, enquanto artigos de opinião ou perspectiva editorial devem ser claramente identificados como tal. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo junto com o manuscrito para revisão editorial e devem estar preparados para disponibilizar os dados publicamente, se possível. Em qualquer caso, os autores devem garantir a acessibilidade de tais dados a outros profissionais competentes por pelo menos 10 anos após a publicação (de preferência por meio de um repositório de dados por matéria ou institucional ou outro centro de dados), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e os direitos legais relativos aos dados proprietários não impeçam a sua divulgação.
Originalidade e plágio
Os autores devem garantir que escreveram e enviaram apenas trabalhos totalmente originais e, se usaram o trabalho e/ou palavras de outros, que isso foi devidamente citado. As publicações que influenciaram na determinação da natureza do trabalho relatado no manuscrito também devem ser citadas. O plágio assume muitas formas, desde "assumir" o artigo de outra pessoa como sendo do próprio autor, até copiar ou parafrasear partes substanciais do artigo de outra pessoa (sem atribuição), até reivindicar resultados de pesquisas conduzidas por terceiros. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
Submissão/publicação múltipla, duplicada, redundante ou simultânea
Artigos descrevendo essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de um periódico ou revista. Portanto, os autores não devem submeter à consideração um manuscrito que já tenha sido publicado em outro periódico. A submissão de um manuscrito simultaneamente a mais de um periódico é um comportamento editorial antiético e inaceitável.
A publicação de alguns tipos de artigos (como diretrizes clínicas e traduções) em mais de um periódico às vezes é justificável, desde que certas condições sejam atendidas. Os autores e editores das revistas em questão devem concordar com a publicação secundária, que deve refletir os mesmos dados e interpretação do documento primário. A referência primária deve ser citada na publicação secundária.
Autoria do manuscrito
Somente pessoas que atendam a esses critérios de autoria devem ser listadas como autores no manuscrito, pois devem ser capazes de assumir a responsabilidade pública pelo conteúdo: (i) fizeram contribuições significativas para a concepção, design, execução, aquisição de dados ou análise/interpretação do estudo; e (ii) redigiu o manuscrito ou o revisou criticamente quanto ao conteúdo intelectual; e (iii) ter visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com seu envio para publicação. Todas as pessoas que fizeram contribuições substanciais para o trabalho relatado no manuscrito (como ajuda técnica, assistência na redação e edição e suporte geral), mas que não atendem aos critérios de autoria, não devem ser listadas como autores, mas devem ser reconhecidas no seção "Agradecimentos" após a obtenção de sua permissão por escrito para ser nomeada. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores apropriados (de acordo com a definição acima) e nenhum coautor inapropriado sejam incluídos na lista de autores e verificar se todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e concordaram com sua submissão para publicação.
Divulgação e conflitos de interesse
Os autores devem - o mais cedo possível (geralmente enviando um formulário de divulgação no momento da submissão e incluindo uma declaração no manuscrito) - divulgar quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados para influenciar os resultados ou sua interpretação no manuscrito. Exemplos de potenciais conflitos de interesse que devem ser divulgados incluem os financeiros, como honorários, subsídios educacionais ou outros financiamentos, participação em agências de palestrantes, associação, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias e testemunhos pagos de especialistas ou patentes acordos de licenciamento, bem como aqueles não financeiros, como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento ou crenças no assunto ou materiais discutidos no manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número da bolsa ou outro número de referência, se houver).
Reconhecimento de fontes
Os autores devem garantir que reconheceram adequadamente o trabalho de outros e também devem citar publicações que influenciaram na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular (a partir de conversa, correspondência ou discussão com terceiros) não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita e por escrito da fonte. Os autores não devem usar as informações obtidas durante a prestação de serviços confidenciais, como revisão de manuscritos ou solicitações de subsídios, a menos que tenham obtido a permissão explícita por escrito do(s) autor(es) do trabalho envolvido nesses serviços.
Perigos e participantes humanos ou animais
Se o trabalho envolver produtos químicos, procedimentos ou equipamentos que apresentem riscos incomuns inerentes ao seu uso, os autores devem identificá-los claramente no manuscrito. Se o trabalho envolver o uso de animais ou participantes humanos, os autores devem garantir que todos os procedimentos foram executados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que o(s) comitê(s) institucional(ais) apropriado(s) os aprovou; o manuscrito deve conter uma declaração nesse sentido. Os autores também devem incluir uma declaração no manuscrito de que o consentimento informado foi obtido para experimentação com participantes humanos. Os direitos de privacidade dos participantes humanos devem ser sempre observados.
Revisão por pares
Os autores são obrigados a participar do processo de revisão por pares e cooperar totalmente, respondendo prontamente às solicitações dos editores por dados brutos, esclarecimentos e aprovação de provas éticas, consentimentos de pacientes e permissões de direitos autorais. No caso de uma primeira decisão de "revisões necessárias", os autores devem responder aos comentários dos revisores sistematicamente, ponto a ponto, e em tempo hábil, revisando e reenviando seu manuscrito à revista dentro do prazo estabelecido.
Erros fundamentais em obras publicadas
Quando os autores descobrem erros significativos ou imprecisões em seu próprio trabalho publicado, é obrigação notificar imediatamente os editores ou a editora da revista e cooperar para corrigir o artigo na forma de uma errata ou retratá-lo. Se os editores ou a editora souberem de terceiros que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativa, é obrigação dos autores corrigir ou retratar imediatamente o artigo ou fornecer evidências aos editores da revista sobre a correção do artigo.
Deveres do Editor
Tratamento de comportamento antiético de publicação
Em casos de alegada ou comprovada má conduta científica, publicação fraudulenta ou plágio, a editora, em estreita colaboração com os editores, tomará todas as medidas cabíveis para esclarecer a situação e alterar o artigo em questão. Isso inclui a pronta publicação de uma errata, esclarecimento ou, no caso mais grave, a retratação do trabalho afetado. A editora, juntamente com os editores, deve tomar medidas razoáveis para identificar e impedir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta em pesquisa e, sob nenhuma circunstância, encorajar tal má conduta ou permitir conscientemente que tal má conduta ocorra.
Acesso ao conteúdo do jornal
A editora está comprometida com a disponibilidade e preservação permanente da pesquisa acadêmica e garante a acessibilidade por meio de parcerias com organizações e manutenção de nosso próprio arquivo digital.